|
2 |
"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
1 João 5:4
“Pretendo falar de um novo tipo de cavaleiro, absolutamente desconhecido nas eras precedentes, que, sem poupar energias, trava uma luta num duplo fronte:
uma luta contra a carne e o sangue, mas também contra os espíritos malignos espalhados nos ares.”
(São Bernardo de Claraval. De Laude Novae Militae ad Milites Templi)
ATENÇÃO!
O PRAZO PARA O PAGAMENTO DA ANUIDADE 2024 É ATÉ 20 DE MAIO
VEJA COMO REALIZAR O PAGAMENTO AQUI
GRANDE PRIORADO DA ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS DO BRASIL E GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO ASSINAM TRATADO DE AMIZADE
Durante a cerimônia pública de Diplomação de seus Grandes Oficiais, na noite de 25 de abril, o Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil e o Grande Oriente de São Paulo assinaram o Tratado de Amizade e Aliança Fraternal entre Corpos Maçônicos.
O ato ocorreu no Templo Harmonia, na sede do Grande Oriente de São Paulo, junto de cavaleiros da Ordem do Templo e da Ordem de Malta, maçons de distintas potências regulares, familiares e amigos.
Assinaram o tratado, como autoridades máximas de seus respectivos corpos, o Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni, do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil; e o Sereníssimo Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho, do Grande Oriente de São Paulo.
Entre as autoridades presentes e que representaram tanto o simbolismo quanto os corpos superiores, destacamos o Eminente Grão Mestre Adjunto e Grão Mestre Eleito do GOSP, Renato Garcia; pelo Eminente Grão Mestre Adjunto Eleito Bento Oliveira de Silva; pelo Secretário de Ritualística do Supremo Conselho do Brasil dos Inspetores Gerais, Cavaleiros Comandantes da Casa do Templo de Salomão Para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, Ricardo de Meo Fernandes, representando o Soberano Grande Comendador Nelson Frare; pelo membro do Grande Conselho do Supremo Conselho para o Rito Brasileiro, José Rodrigues de Souza Amorim, representando o Soberano Grande Primaz, Mauro Tippi; pelo Reverendíssimo Grão Prior e Grão Mestre Nacional do Grande Priorado do Rito Escocês Retificado do Brasil, Aureo Bernardo Júnior; pelo Segundo Grande Principal do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real Sagrado do Brasil, Ricardo Moreira, representando o Primeiro Grande Principal, Leandro Delamare; e pelo Soberano Grão Mestre da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca de São Paulo, Antonio Carlos Pereira Gomes.
Também adornaram o Oriente o Grande Prior de Malta, Fábrio Rafael Calegari; e o Supremo Comandante da Antiga e Honorável Fraternidade dos Nautas da Arca Real, Handerson Scarelli Rocha.
Para o E.S.G.M. Rodrigo Medina Zagni, trata-se de um passo fundamental no processo de consolidação do Grande Priorado, como entidade governante das Ordens Unidas: a Ordem do Templo e a Ordem de Malta, na linhagem das ordens progressivas de aperfeiçoamento maçônico da tradição inglesa: “o tratado com o GOSP, de onde provêm a avassaladora maioria dos nossos E. Cavaleiros, M.E. Preceptores do Templo e Priores de Malta, assenta as nossas fundações, em termos de legitimidade, sobre uma sólida base! O GOSP é a mais antiga Potência Maçônica de todo o Estado de São Paulo e uma das mais antigas de todo o Brasil, totaliza 103 anos de atividade maçônica ininterrupta e é a legítima guardiã de um legado imensurável de benesses em prol da Maçonaria brasileira! Por isso esse momento é tão importante para todos nós”.
EM CERIMÔNIA HISTÓRICA, O GRANDE PRIORADO DA ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS DO BRASIL REALIZA A DIPLOMAÇÃO DE SEUS GRANDES OFICIAIS
Na noite de 25 de abril, os Cavaleiros e Preceptores da Ordem do Templo, Cavaleiros e Priores da Ordem de Malta, irmãos maçons de distintos ritos e Potências, cunhadas e sobrinhos, reuniram-se no Templo Harmonia, na sede do Grande Oriente de São Paulo, para Cerimônia Pública de Diplomação de seus Grandes Oficiais, lançamento do seu Portal de Internet, dos Estatutos Gerais da Ordem, dos títulos da Câmara Litúrgica e para a assinatura de seus primeiros Tratados de Amizade e Mútuo Reconhecimento.
A mesa que conduziu os trabalhos, desde o Oriente, foi composta pelo Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil, Rodrigo Medina Zagni; pelo Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Benedito Marques Ballouk Filho; pelo Eminente Grão Mestre Adjunto e Grão Mestre Eleito do Grande Oriente de São Paulo, Renato Garcia; pelo Eminente Grão Mestre Adjunto Eleito Bento Oliveira de Silva; pelo Secretário de Ritualística do Supremo Conselho do Brasil dos Inspetores Gerais, Cavaleiros Comandantes da Casa do Templo de Salomão Para o Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, Ricardo de Meo Fernandes, representando o Soberano Grande Comendador Nelson Frare; pelo membro do Grande Conselho do Supremo Conselho para o Rito Brasileiro, José Rodrigues de Souza Amorim, representando o Soberano Grande Primaz, Mauro Tippi; pelo Reverendíssimo Grão Prior e Grão Mestre Nacional do Grande Priorado do Rito Escocês Retificado do Brasil, Aureo Bernardo Júnior; pelo Segundo Grande Principal do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real Sagrado do Brasil, Ricardo Moreira, representando o Primeiro Grande Principal, Leandro Delamare; e pelo Soberano Grão Mestre da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca de São Paulo, Antonio Carlos Pereira Gomes. Também adornaram o Oriente o Grande Prior de Malta, Fábrio Rafael Calegari; e o Supremo Comandante da Antiga e Honrosa Fraternidade dos Nautas da Arca Real, Handerson Scarelli Rocha.
Após ter sido lida a Ata de Fundação Maçônica do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil, de 18 de janeiro de 2024, o Presidente da Câmara Eleitoral fez a entrega do Diploma de Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre ao Cavaleiro Rodrigo Medina Zagni, que em seguida recebeu o anel de Grão Mestre Templário das mãos do irmão Rodrigo Fittipaldi, que o forjou.
Já diplomado, o Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni procedeu a entrega das Cartas Constitutivas dos 3 Preceptórios de Cavaleiros Templários, bem como dos 3 Priorados de Cavaleiros de Malta anexos a estes eque deram origem ao Grande Priorado, nominalmente aos Eminentes Preceptores e Priores de Malta Handerson Scarelli Rocha, à frente do Preceptório Jerusalém n. 001, Jacson Tristante, Eminente Prior do Priorado Jerusalém n. 001; Pedro Chiquetti, à frente do Preceptório e do Priorado Guardiões do Templo n. 002; e José Rodrigues de Souza Amorim, à frente do Preceptório e do Priorado São Paulo n. 003.
Em seguida, foram entregues os Diplomas de Grão Mestre de Honra e de Grande Senescal ao Eminentíssimo e Supremo Cavaleiro Aureo Bernardo Júnior, homenageado por seu trabalho em prol do templarismo no Grande Oriente de São Paulo.
Ato contínuo, foram chamados todos os Grandes Oficiais, cuja nomeação e posse já ocorreu por meio dos Atos e Decretos emanados pelo Grão Mestrado, e que neste ato receberam, das mãos do Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni, o Diploma alusivo ao cargo, bem como seu distintivo e Faixa de Sinal de Luto de Grande Oficial.
O Mui Eminente Grande Inspetor Francisco Marcelo de Almeida fez a entrega simbólica, ao Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni, dos Estatutos Gerais da Ordem, para o governo da Ordem do Templo e da Ordem de Malta, em sua segunda edição do ano de 2024 e que deve vigorar até janeiro de 2025, quando poderão ser revistos no encontro anual do Grande Priorado.
Em seguida, ocorreu o lançamento da Coleção Câmara Litúrgica e, para isso, foram entregues ao Sereníssimo Grão Mestre do GOSP, Benedito Marques Ballouk Filho, os quatro títulos que compõem a coleção: o Ritual I – Ritual de Instalação de um Cavaleiro Templário; o Ritual II – Ritual de Instalação de um Eminente Preceptor; o Ritual III – Ritual de Instalação de um Cavaleiro de São Paulo e de um Cavaleiro de Malta; e o Ritual IV – Ritual de Instalação de um Eminente Prior.
A entrega dos rituais simbolizou os laços entre o simbolismo e as ordens maçônicas de aperfeiçoamento da tradição inglesa, num compromisso solene de fortalecimento de ambos os corpos e de perene ajuda mútua para o bem da Maçonaria Universal. O Sereníssimo Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho obteve todos os graus a que se referem os rituais, na Inglaterra, podendo agora acompanhar os mesmos labores sendo praticados por irmãos que, no simbolismo, provêm, em sua avassaladora maioria, do GOSP.
E, por fim, foi feito o lançamento oficial do Portal de Internet prioradotemplario.org, acompanhado do canal no Youtube e perfil no Instagram, onde podem ser acessados uma série de conteúdos.
Feito isso, procedeu-se a leitura do Decreto n. 25, de 25 de abril de 2024, e que proclamou o fim do período “sub construtione” do Grande Priorado, uma vez que todas as estruturas que permitem o funcionamento do Grande Priorado já foram erigidas.
Franqueada a palavra, todas as autoridades que compuseram a mesa diretora dos trabalhos falaram, exortando a importância do momento para o progresso das ordens inglesas na Maçonaria Paulista.
E para o encerramento da Cerimônia, seu ponto culminante foi a assinatura dos primeiros Tratados de Amizade e de Mútuo Reconhecimento entre o Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil e seus Corpos Maçônicos coirmãos.
Primeiramente, foi assinado o TRATADO DE AMIZADE E ALIANÇA FRATERNAL ENTRE CORPOS MAÇÔNICOS com o Grande Oriente de São Paulo, assinado pelo Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni e o Sereníssimo Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho.
Em seguida, foi assinado o TRATADO DE AMIZADE E DE ALIANÇA FRATERNAL ENTRE POTÊNCIAS MAÇÔNICAS com o Grande Priorado do Rito Escocês Retificado do Brasil, assinado pelo Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni e o Reverendíssimo Grão Prior e Grão Mestre Nacional Aureo Bernardo Júnior.
E, por fim, foi assinado o TRATADO DE AMIZADE E DE ALIANÇA FRATERNAL ENTRE POTÊNCIAS MAÇÔNICAS com a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca de São Paulo, assinado pelo Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni e o Soberano Grão Mestre Antonio Carlos Pereira Gomes.
A noite foi ornada por abraços e sorrisos sinceros, por aqueles que têm se empenhado a construir pontas, onde uns tantos tentaram erigir muros!
CONSELHO DO GRÃO MESTRADO SE REÚNE PARA IMPORTANTES DEFINIÇÕES
Na manhã de sábado, dia 17 de fevereiro, cumprindo o que determinam os Estatutos Gerais da Ordem, reuniu-se remotamente o Conselho do Grão Mestrado do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil. A reunião foi presidida pelo E.S. Grão Mestre Rodrigo Medina Zagni, assistindo pelo M.E. Vice-Chanceler Pablo Ojeda, com a presença dos Grandes Oficiais Conselheiros M.A.D.E. Grande Senescal Aureo Bernardo Júnior, M.E. Grande Preceptor do Templo Lauro Fabiano de Souza Carvalho; M.E. Grande Prior de Malta Fábio Rafael Calegari, M.E. Grande Chanceler Ricardo Finco Pérgola, M.E. Grande Primeiro Guardião Handerson Scarelli Rocha, M.E. Grande Tesoureiro Alexander da Silva Neves, M.E. Grande Marechal Munif Issam Abdul Ghani; M.E. Grande Subprior de Malta Ricardo de Méo Fernandes, M.E. Grande Chanceler Adjunto André Bussad Psillakis e o M.E. Grande Arauto Mário Mariano Machado.
Tabulados os importantes avanços colhidos em seu primeiro mês de atividade, tempo em que fora erigida toda a sua estrutura administrativa, promulgados os Estatutos da Ordem, elaborados os seus primeiros Rituais e publicado o seu Portal de Internet, enfrentaram-se os Conselheiros com o imperativo da adequação das práticas do Grande Priorado aos Estatutos Gerais recém promulgados, por meio da regulamentação de muitos de seus itens, a começar pelas Taxas que, uma vez fixadas, serão divulgadas por meio de Decreto nos próximos dias.
Também decidiu-se pela publicação física do Ritual n°1, de instalação de um Cavaleiro Templário, enquanto os outros 3 rituais que comporão a Coleção Câmara Litúrgica seguem sendo elaborados para, em breve, serem também apreciados pelo mesmo Conselho.
Dos importantes passos dados está a definição do conceito de regularidade maçônica que pautará as relações do Grande Priorado com o simbolismo, estabelecendo-se claros critérios de proveniência para aqueles que comporão os quadros do Grande Priorado como novos Cavaleiros e para o recredenciamento daqueles que já compõem seus Preceptórios fundadores. De igual forma, os critérios e os procedimentos para o recredenciamento serão em breve divulgados, por meio de Decreto do Grão Mestrado, e cujas ações ficarão sob incumbência da Grande Chancelaria, incluindo o acesso dos membros regulares à área restrita do Portal de Internet e emissão de carteirinha de identificação a todos os recredenciados.
Parte das discussões também foram dirigidas à proposta de realização da Cerimônia de Diplomação dos Grandes Oficiais recentemente nomeados, homenagens àqueles que tornaram este projeto possível, lançamento do Portal de Internet e dos títulos da Coleção Câmara Litúrgica, com a presença de autoridades Maçônicas amigas e autoridades civis, com local e data a serem, em breve, também divulgados.
Tratam-se da definição dos rumos que o Grande Priorado seguirá a fim de afirmar a sua excelência, como Ordem Maçônica de Aperfeiçoamento da tradição inglesa, aos buscadores de antigos saberes guardados pela Ordem do Templo e pela Ordem de Malta, as nossas Ordens Unidas.
ASSEMBLEIA DE PRECEPTÓRIOS CRIA O GRANDE PRIORADO DA ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS DO BRASIL E ELEGE O SEU PRIMEIRO GRÃO MESTRE
Na noite de 18 de janeiro de 2024, no Templo das Acácias, situado à Rua Oswaldo Arouca, na Vila Formosa, em São Paulo, reuniram-se em Assembleia os membros dos Preceptórios Jerusalém, Guardiões do Templo e São Paulo, bem como seus legítimos representantes, os Eminentes Preceptores: Aureo Bernardo Júnior (Eminente Preceptor Passado do Preceptório Jerusalém), Rodrigo Medina Zagni (Eminente Preceptor em Exercício do Preceptório Jerusalém), Ricardo Finco Pérgola (Eminente Preceptor em Exercício do Preceptório Guardiões do Templo) e Pablo Ojeda (Eminente Preceptor em Exercício do Preceptório São Paulo), para deliberarem sobre o futuro da Ordem, cuja restruturação teve razão quando do processo de desfederalização do Grande Oriente de São Paulo, no ano de 2018.
Organizados nas três preceptorias nominadas e com significativo conhecimento e tempo de trabalho na Ordem, com o propósito de dar continuidade aos labores nos Graus Progressivos de Aperfeiçoamento Maçônico da tradição inglesa, decidiram os presentes pela fundação maçônica do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil, órgão máximo de governo da Ordem do Templo e a Ordem de Malta (as Ordens Unidas).
Em Conclave de Preceptores, por unanimidade decidiu-se pela eleição de um Grão Mestre. Ato contínuo, por unanimidade e por aclamação, foi eleito como Grão Mestre o então Eminente Preceptor Rodrigo Medina Zagni, em reconhecimento aos seus esforços pela difusão do templarismo dentro e fora da Maçonaria, pelos estudos acadêmicos e escritos publicados sobre a Ordem do Templo e sua atuação à frente do Preceptório Jerusalém, onde armou 16 (dezesseis) novos Cavaleiros Templários. Dado o resultado, Rodrigo Medina Zagni foi empossado como Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre do Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil.
Por unanimidade, ficou decidido ainda que em reconhecimento ao seu vanguardismo e êxitos na reconstrução das Ordens Inglesas e da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa na Maçonaria Paulista, bem como por sua atuação na reconstrução do Preceptório Jerusalém, o então Eminente Preceptor Aureo Bernardo Júnior passa a ostentar o título de Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre de Honra do Grande Priorado.
Ambos reafirmaram o seu compromisso com a Prosperidade da Ordem e para o cumprimento da nobilíssima missão que lhes fora atribuída.